quinta-feira, 24 de abril de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação
PROF.ª: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE

ACADÊMICO(A): VIVIANE TEIXEIRA RODRIGUES

 Somos todos diferentes, mas com direitos iguais

         Todos vivemos em contextos diferentes, somos distintos temos pensamentos opostos, mas não devemos condenar a opinião dos outros. Temos que respeitar acima de tudo a todos, pois é de suma importância respeitamos as diversidades. 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.


Conversando com a turma

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que eles sabem a respeito das diferenças entre as pessoas. Apresente a história: “Diversidade”, da autora Tatiana Belink, projete a história para os alunos em Data Show ou se preferir utilize fantoches, fichas com desenhos de várias pessoas de diferentes características.
Você encontra o vídeo no sítio: YouTube: “Diversidade”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=nM-Hn5NOYi4>.  (Neste sítio você encontrará a história sobre da autora Tatiana Belink - Diversidade.). Acesso em: 05 de abr. 2014.




video

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.


Conversando sobre as diferenças

Professor, prepare um momento para conversar com os alunos sobre as diferentes características que algumas pessoas podem ter na forma de andar, de ver, de ouvir à cerca de algum quadro de deficiência.
Em seguida, disponibilize a imagem abaixo para permear a discussão.

quadrinho
Fonte: Sítio: “Educar’t. Turma da Mônica Inclusão”. Disponível em: <http://educarts.blogspot.com.br/2012/04/turma-da-monica-inclusao.html>. (Neste sítio você encontrará uma história em quadrinhos sobre as diferenças, onde cada um tem o seu jeito.). Acesso em: 05 de abr. 2014.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.


Acessibilidade na cidade onde eu moro

Proponha um momento para socialização das respostas da atividade de casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem suas conclusões. Depois, destaque os aspectos semelhantes e diferentes entre as respostas da turma. Faça a mediação da discussão levantando os questionamentos:
  • Existe algum lugar na sua cidade sem as adaptações necessárias?
  • Se você fosse o prefeito, como faria para resolver a questão da acessibilidade em sua cidade?
  • Você conhece alguma pessoa que já enfrentou dificuldades para transitar na rua da cidade? O que você fez para ajudar?
  •  
DESCOBRINDO OS DIREITOS
Professor, pergunte aos alunos se eles conhecem os direitos de todas as crianças. Depois, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou os levem ao Laboratório de Informática de sua escola.
direito da criança
Fonte: Sítio: “TV Smartkids. Direito das Crianças”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/direitos-das-criancas.html>. (Neste sítio você encontrará um vídeo dos direito das crianças, ilustrado e com frases de fácil compreensão.). Acesso em: 05 de abr. 2014.

Como registro, proponha aos alunos que em grupos, elaborem cartazes descrevendo o direito que mais lhe chamou atenção e justifique sua escolha.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Poderá sugerir: “Direito de toda criança”.
Professor, é importante que você monte um mural com os desenhos de cada grupo e fixe-o no ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações.
Converse com a turma sobre a importância de respeitar as diferenças entre as pessoas, todos nós somos diferentes, temos gostos, preferências, maneira de ser, possuímos características físicas e emocionais que nos difere um dos outros. E mesmo as pessoas com algum tipo de deficiência física, intelectual, visual ou auditiva possuem muita personalidade. As necessidades deles são diferentes, mas seus direitos são iguais aos de todas as crianças: ir à escola, passear, brincar e ter muitos amigos!
Disponibilize as duas imagens abaixo aos alunos e solicite que a partir delas elaborem um pequeno texto comentando o que a sociedade poderia fazer para respeitar esses direitos e você como cidadão como poderia cobrar das autoridades que esses direitos fossem cumpridos.
 
fotos
Fonte: Sítio: “TV Smartkids. Direito das Crianças”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/direitos-das-criancas.html>. (Neste sítio você encontrará um vídeo dos direito das crianças, ilustrado e com frases de fácil compreensão.). Acesso em: 05 de abr. 2014.

todos diferentes, mas com direitos iguais
S todos diferentes, mas com direitoREFERÊNCIAS
PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/ >. Acesso em: 04 nov. 2013.   
TEIXEIRA,Priscila Gervasio. Somos todos diferentes,mas com direitos iguais. 2014.Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55055>. Acesso em: 22 abr. de 2014.

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